sábado, 27 de novembro de 2010

O CORAÇÃO E O ESPÍRITO






O Coração, em Medicina Tradicional Chinesa, é visto como o rei, o governante supremo e estabelece a ordem em todo o Sistema Corpo/Mente. Pertence ao elemento Fogo. Este é o elemento que irradia luz e calor.

Sua energia fornece o ímpeto para a comunicação e desperta o anseio para a felicidade que leva ao amor, podendo levar ao Ágape - Amor Divino. É a séde da compaixão.

É a força animadora dos cinco elementos. Sem o Fogo, os outros quatro elementos não poderiam existir no corpo físico.

A emoção do Fogo é a alegria, e seu som é o riso. Mais do que qualquer um dos outros quatro elementos, o Fogo permite o surgimento do entusiasmo – do grego “en theos” , em Deus – é o caminho para a sintonia ou unidade com o Espírito!

Espírito é a não-forma por trás da forma. É Energia Vital, que é Deus dentro de nós. É a parte de cada um de nós que é Universal. É a base do ser. É nossa Fonte Original, nossa verdadeira natureza, nosso Eu.

Qualquer que seja o nome, Espírito é a essência por trás da ilusão da realidade sólida. Sabemos que está lá e ao mesmo tempo, não podemos vê-lo, senti-lo ou quantificá-lo. Ele permeia os outros três corpos: Físico/Mental/Emocional.

É o aspecto em cada um de nós que não começa com o nascimento e nem termina com a morte. Não é suscetível a drogas, não pode ser cortado ou invadido por medicamentos. É também nossa parte menos compreendida e que vem sendo largamente ignorada por nosso sociedade ocidental, em particular nos campos da saúde e educação.




No mundo ocidental do século vinte, o Espírito caiu sob o domínio das “estruturas religiosas” que o consideram separado do resto do ser. Com demasiada freqüência essas estruturas têm tentado nutrir o Espírito com rituais vazios e práticas baseadas na culpa e no medo.

Contudo, juntamente com a afluência da Medicina Energética, surgiu um novo interesse no xamanismo e nas práticas de cura das culturas aborígenes, todas elas reconhecendo e conectando diretamente o Espírito para efetuar a cura.

Os chineses sempre se referiram ao Espírito como habitante do corpo físico, especialmente ao que concerne ao meridiano do Coração. Todos os distúrbios mentais e nervosos estão aparentemente relacionados ao fato do Espírito estar ou não “em casa”, no corpo físico.

O Espírito não está “em casa” quando qualquer dos outros três veículos Físico/Mental/Emocional), fica estressado, desalinhado. Ele é ignorado, reprimido ou negado.

O potencial para o adoecimento acontece quando estamos desintegrados, quando “perdemos a integração” em relação ao nosso verdadeiro Ser. Assim, um novo modelo de saúde precisa incorporar uma medicina para o ser integral.

A opinião popular considera que a saúde se mantém quando fornece ao corpo físico nutrição apropriada, exercício e abrigo. Esse modelo porém, não leva em conta outros aspectos daquilo que somos – nosso eu emocional, mental e espiritual.




Um novo modelo de saúde implica no reconhecimento do ser total, a cuidadosa atenção para com a desarmonia e a disponibilidade para curar a doença em sua fonte energética.

Em um novo modelo de cura precisamos ter instrumentos que nos ajudem a dissolver padrões indesejados de pensamento e sentimento cristalizados e a promover a volta à homeostase: complexo sistema de controle e equilíbrio que mantém a vida.

Este é o campo onde a eficiência das Essências Florais e da medicina vibracional é mais patente. Elas têm potencial para repadronizar os diferentes corpos em uma freqüência harmônica porque cada essência em si, é por si só, uma freqüência harmônica na forma física original.

A homeostase da pessoa como um todo requer intervenção consciente sob a forma de escolhas. Escolher meios que permitam que nos tornemos mais e mais conscientes da sutil interação desses quatro aspectos para efetuar as mudanças necessárias.

Quando aceitamos essa responsabilidade, estamos prontos para perceber padrões repetitivos e cristalizados que não mais nos servem em termos de saúde e bem estar. Quando desejamos viver de forma mais consciente, as essências podem ser de valor incomensurável para fazermos as mudanças necessárias.

......
Trechos de textos do livro Medicina Energética de Sabina Petit, do Canadá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com seu comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...