domingo, 7 de novembro de 2010

A PRÁTICA DE VIDA INTEGRAL




A Prática de Vida Integral faz parte de uma iniciativa de vanguarda desenvolvida pelo Integral Institute dos Estados Unidos, uma organização multi-disciplinar fundada por Ken Wilber* voltada ao desenvolvimento e integração pessoal a níveis individual, coletivo, cultural e social.

*Ken Wilber: Pensador contemporâneo inter-disciplinar, pandit e praticante integral - considerado por muitos como sendo o “Einstein da Consciência” - é autor de +25 livros traduzidos em +40 línguas e criador da Teoria Integral, um modelo ultilizado em vários campos, disciplinas e projetos como o State of the World Forum 2010.

Baseada no conceito de Práticas Transformativas Integrais exploradas por Michael Murphy (co-fundador do Instituto Esalen) e George Leonard nos anos 90, a Prática de Vida Integral engloba um extenso trabalho de pesquisa e investigação de conceitos, práticas e técnicas de evolução da consciência e desenvolvimento humano explorados ao longo da história, vindos de tradições científicas, alternativas, psicológicas e contemplativas, tanto orientais como ocidentais.

A Prática de Vida Integral pode ser vista como um treinamento inter-cruzado (cross training) multi-dimensional que se utiliza do Modelo Integral AQAL (Ken Wilber) no sentido de avaliar, mapear e oferecer um treinamento modular sinergético e customizado das várias dimensões de nosso ser e potenciais humanos latentes, num processo eficiente e dinâmico em que “o resultado (desenvolvimento humano integral) se torna maior do que a soma das partes (ou práticas modulares)”.

A partir de uma estratégia contemporânea, poderosa e diferenciada, a Prática de Vida Integral contribui para o processo de auto-realização, desenvolvimento, integração e saúde integrais em múltiplas dimensões humanas, e pode ser adaptada a diferentes níveis e necessidades individuais.



Os Módulos Básicos - oferecidos atualmente pelo Instituto do Saber Integral (ISI) - correspondem às práticas voltadas ao Corpo, Mente, Coração e Espírito. Com a orientação complementar de um Coach Integral especializado na Prática de Vida Integral, estas práticas podem ser desenvolvidas individualmente e/ou através de sessões e cursos oferecidos por instrutores em módulos específicos.

Exercitando múltiplas dimensões humanas de maneira natural, estratégica e simultânea, o praticante integral tem a chance de explorar e acelerar seu desenvolvimento significantemente em termos individuais, coletivos e sustentáveis (buscando ser e fazer o que é bom e sadio para mim, para os outros, e para o planeta).

Seja qual for a área de crescimento e tranformação, cada passo de evolução em uma área (ou módulo) ajuda a desenvolver as outras dimensões como um todo integrado, criando novos degraus de realização para a manifestação e mestria de potenciais e talentos latentes.

FONTE:http://www.institutodosaberintegral.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=126&Itemid=160

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com seu comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...